sexta-feira, 22 de maio de 2009

ENTREVISTA COM O COORDENADOR DE PROJETOS AMBIENTAIS DO YÁZIGI ARACAJU



Leia a entrevista com o coordenador de projetos ambientais do Yázigi Internexus Aracaju, José Bezerra para a coluna de TB no Jornal da Cidade.







Ele foi aluno do Colégio Arquidiocesano, onde é coordenador ambiental e responsável pelo projeto Cheirinho de Mato. Professor de Biologia e Educação Ambiental há mais de 20 anos, tem sua trajetória profissional estreitamente vinculada à proteção da natureza e, coroando com êxito o seu engajamento ecológico, foi convidado para coordenar o Projeto de Educação Ambiental do Yázigi – iniciativa inovadora e vitoriosa que mobiliza todas as unidades Yázigi do país. Vamos saber mais a respeito.


Thaïs Bezerra – Como você se tornou parceiro do Yázigi e Coordenador do Projeto de Educação Ambiental?
José Bezerra - O compromisso do Yázigi com relevantes causas ambientais e de preservação, aliado à excelência na qualidade do ensino de idiomas sob a direção pujante e atenta de Antelmo Almeida foram decisivos para que eu aceitasse participar deste projeto consistente e responsável.

TB – De quais projetos ambientais você tem participado?
JB - Os mais conhecidos são “Aprenda na Fazenda” (que levou milhares de alunos a vivenciar a educação ambiental e a biologia viva, que não está nos livros), o Mundo dos Insetos e o Vale dos Dinossauros (réplicas do artista plástico Ivo Gato, que nos possibilitaram conhecer cada detalhe da anatomia dos animais), ações desenvolvidas na fazenda Boa Luz e o projeto Cheirinho de Mato, do Arquidiocesano, que recebeu o Prêmio Sócio-Ambiental Brasileiro da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História com o incentivo do Mons. Carvalho e da coordenadora Neuza Pinto. E agora, no Projeto de Educação Ambiental Yázigi, desenvolvemos a Campanha de Cidadania Ecoefficiency.

TB - O que é Ecoeficiência ?
JB - São alternativas para produzir bens e serviços utilizando menos recursos naturais (água, energia, matéria-prima) e produzindo menos resíduos - menor geração de lixo, seu destino correto e aproveitamento no processo produtivo.

TB – Em que consiste o projeto de educação ambiental desenvolvido pelo Yázigi?

JB - A rede Yázigi Internexus criou a Campanha de Cidadania Ecoefficiency para todas as franquias e conta com parceiros ecologicamente conscientes, como a Fundação Espaço ECO e a BASF para desenvolver uma ferramenta que mensure a ecoeficiência nas residências e nas escolas. É inovador e motiva a participação, já que todos percebem o resultado de seus esforços se multiplicando.

TB – E como funciona?

JB - Os alunos e funcionários terão acesso a esse medidor, o “ecotermômetro”, via Internet e poderão avaliar seus hábitos de consumo de energia, água e meio de transporte que utilizam. São cerca de 400 escolas no Brasil, 80 mil alunos e mais de 4 mil funcionários beneficiados com o programa e material pedagógico de apoio para a inserção do tema ecoeficiência nas aulas.


TB - Qual será o primeiro tema / foco deste trabalho?
JB - A Rede de idiomas elegeu como foco de sensibilização de seus alunos, franqueados e colaboradores o tema aquecimento global, concentrando esforços na disseminação da prática de ecoeficiência que propõe melhorias ambientais sem deixar de lado os aspectos econômicos.

TB - E a metodologia para alcançar estas metas?
JB -Ao longo do ano as unidades Yázigi desenvolverão atividades pedagógicas, ações estratégicas de sensibilização e eventos que oferecerão um olhar mais aprimorado e atento sobre a sustentabilidade, estimulando os alunos a adotar melhores práticas em suas casas com base no conceito da ecoeficiência.

TB -Há perspectivas e ações planejadas para Sergipe?

JB - Consolidar o Yázigi Aracaju como sustentável a partir de questões ecológicas e econômicas com proposta educacional para os colaboradores, alunos, suas famílias e as comunidades que resultem em economia e uso consciente dos recursos.



TB – Através de quais ferramentas?
JB - Comportamentos ambientalmente corretos, oferecimento dos meios efetivos para compreensão dos fenômenos naturais, ações humanas e suas conseqüências, desenvolvimento de suas potencialidades para a construção de uma sociedade socialmente justa, em ambiente saudável. Nossos recursos serão o Sebo Solidário, o Click Eco Trilhas, Mostras de Vídeo e fotografias com Impactos Ambientais, Eco Expo, Workshop Ambiental, implantação de Coleta Seletiva de pilhas, baterias portáteis e óleo de cozinha, Lojinha Ecoeficiência (bolsas e camisas ecológicas, Pet Tree, Kit Mini Horta, etc.) e Fábrica Ecológica (inclusão e sustentabilidade sócio-ambiental).

TB – O Yázigi possui histórico na sua preocupação ambiental?

JB - Desde a década de 60 o Yázigi conscientiza seus alunos acerca da preservação do meio ambiente, com atividades pedagógicas em inglês mostrando as riquezas da floresta amazônica e a necessidade de preservar a natureza.

VEM AÍ...... A ECO FEST!!!!

Pessoal!!!!
Não percam que na próxima sexta-feira, dia 29, o Yázigi realizará a Eco fest com muitas atrações, música animada e gente descontraída.

Aguardem!!!!!

ALUNOS DO YÁZIGI REALIZAM AÇÃO AMBIENTAL



Os alunos do Yázigi Internexus Aracaju participaram durante a manhã de ontem,21, do plantio de mudas de várias espécies vegetais para o Projeto Plantando Cidadania da prefeitura municipal de Aracaju.

A ação, realizada nas avenidas São Paulo e Centenário, contou com a presença da equipe pedagógica e a coordenação de projetos ambientais do Yázigi, além da presença do vice-prefeito da capital, Silvio Santos, mais autoridades municipais

Confira algumas de fotos desta incrível ação que conta com a parceria do Yázigi Aracaju.






Equipe do Yázigi juntamente com o vice-prefeito Silvio Santos




O Coordenador de Projetos Ambientais do Yázigi, José Bezerra, mostra às crianças como realizar o plantio das mudas




A imprensa local mais a presidente da EMSURB, Lucimara Passos, acompanharam de perto toda a ação





Alunos do colégio Arquidiocesano também integraram o projeto







As próprias crianças fizeram o trabalho de plantio das árvores






Alunos do Yázigi deram depoimento sobre a importância de participar de projetos ambientais

terça-feira, 19 de maio de 2009

YÁZIGI ARACAJU VISITA A CARE


Da esquerda para direita: presidente da CARE, Vaneide Ribeiro; diretor do Yázigi Aracaju, Antelmo Almeida e o coordenador ambiental do Yázigi Aracaju, José Bezerra.


O diretor do Yázigi Internexus Aracaju, Antelmo Almeida, juntamente com o coordenador ambiental da Escola, José Bezerra, visitaram as instalações da Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (CARE) para reafirmarem uma parceria com a instituição que será beneficiada pela Campanha de Cidadania Ecoefficiency através das doações de materiais recicláveis, como: papel, plástico, alumínio, metal e vidro fornecidos pelos alunos da escola.



Abaixo confira as fotos do encontro responsável por essa parceria de sucesso:



Materiais usados no processo de reciclagem



As Latas de alumínio são recolhidas pelos cooperados e depois prensadas em grandes máquinas

O diretor e o Coordenador Ambiental do Yázigi observam de perto todas as insatalações da Cooperativa




Papéis selecionados para a reciclagem



A equipe Yázigi conhece os membros da Cooperativa




O caminhão da CARE trazendo novos materiais recicláveis



YTEEN E MAGIC LINKS PARTICIPAM DE GINCANA ECOEFICIENTE


Em um clima muito descontraído e divertido, o Yázigi Internexus Aracaju promoveu, nos dias 24 e 25 de abril, a Gincana Ecoeficiente com as turmas Yteen e Magic Links. O evento, que contou com a participação de professores, coordenadores e alunos, faz parte da campanha de cidadania Ecoefficiency e possui como um dos principais objetivos conscientizar os estudantes sobre a importância de mudar os seus hábitos de consumo a fim de evitar desperdícios.


Durante os dois dias da gincana, os alunos desenvolveram, por meio de brincadeiras, perguntas e atividades pedagógicas, diversas maneiras de aplicar na prática os conceitos de Ecoeficiência aprendidos em salas de aula. Além disso, eles contribuíram ativamente para o fortalecimento da campanha através da arrecadação de livros usados e garrafas plásticas que servirão, respectivamente, para a montagem de um sebo solidário e para integrar um programa de reciclagem. Aliás, para esta última prova devemos destacar os nome dos alunos Luciano Prado (Yteen 1A) e Laura Wiltshire (ML 1B) por arrecadarem, cada um, o maior número de livros e garrafas plásticas dentre todos os participantes.


O sucesso do evento pôde ser comprovado, a partir das palavras da orientadora pedagógica do Yázigi, Gislaine Morais. “As gincanas têm um objetivo pedagógico de revisar e aprender coisas novas de maneira bem legal e também ecoeficiente. Sem dúvida, ela instiga em todos nós, alunos e professores, o início pela busca do nosso processo de conscientização e mudança de hábitos”, afirma ela.

YÁZIGI LANÇA A NOVA CAMPANHA DE CIDADANIA ECOEFFICIENCY


O Yázigi Internexus Aracaju, sempre preocupado em desenvolver uma filosofia educacional voltada para a formação humanística e cidadã dos seus alunos, reuniu no dia 28 de abril, durante ato solene em um dos hotéis da capital, autoridades governamentais, alunos, professores e colaboradores para fazer o lançamento da sua nova Campanha de Cidadania Ecoefficiency.
Com o tema: ‘Seja Ecoeficiente e torne o planeta um lugar melhor!’, a campanha, igualmente desenvolvida em todas as unidades Yázigi do país, incentiva os alunos, suas famílias e as comunidades em que vivem a contribuir para a redução do consumo dos recursos naturais, através da simples mudança de hábitos cotidianos.


Além das presenças do diretor da Yázigi Internexus Aracaju, Antelmo Almeida, e do coordenador ambiental da unidade, José Bezerra, ainda participaram do evento o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), Dr. Márcio Macêdo; o representante do superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Salustino Marques; o meteorologista da SEMARH, Overlan Amaral; a equipe da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (EMSURB), Francisco Ney Maia, Helder Souza e Claudia Virginia; o jornalista e fundador da Frente em Defesa das Águas de Sergipe, Osmário Santos; o coordenador de projetos de Recursos Hídricos da SEMARH, João Carlos Rocha; o presidente da Comissão Especial de Defesa do Consumidor do conselho federal da OAB, Winston Neil OAB- SE; o diretor-fundador do Colégio Arquidiocesano, Monsenhor Carvalho; a coordenadora do Arqui Farolândia, Neuza Mota Pinto; o integrante da Sociedade de Estudos Múltiplos, Ecológica e de Artes (SEMEAR), José Waldson Costa Andrade.

“O CIDADÃO ECOEFICIENTE É UM SER ‘ANTENADO’ COM O MUNDO” - Entrevista Cláudio Tieghi.


Coordenador Nacional de Responsabilidade Social do Yázigi e presidente da Associação Franquia Solidária (AFRAS), Cláudio Tieghi, aposta nos princípios da ecoeficiência como forma de reduzir o desperdício e melhorar o aproveitamento dos recursos naturais. No último mês passado, o Yázigi Internexus Aracaju apresentou para a sua equipe de funcionários, alunos e toda a sociedade sergipana o lançamento da Campanha de Cidadania Ecoefficiency que tem como proposta incentivar a comunidade em geral a contribuir para a redução do consumo dos recursos naturais, através das simples mudanças de hábitos cotidianos. Juntamente com a fantástica equipe de coordenadores e professores, também estava presente para o lançamento da campanha o Coordenador Nacional de Responsabilidade Social da Rede Yázigi Internexus, Claúdio Tieghi, que durante a sua visita à Aracaju nos concedeu uma entrevista em que ele explica um pouco mais sobre a Campanha Ecoeeficiency e o compromisso socioambiental desempenhado pelas escolas Yázigi Internexus.


Yázigi Aracaju: Como a rede Yázigi atua em relação à responsabilidade social?


Cláudio Tieghi: A Rede Yázigi atua de forma socialmente responsável. Desde a sua fundação em 1950, já era possível identificar na empresa práticas que consideravam as pessoas e o meio ambiente. Na década de 70, lançamos um programa de ensino de inglês para crianças que foi reconhecido pela UNESCO. Ensinávamos inglês utilizando elementos importantes da cultura e do folclore brasileiro. Mas foi a partir da década de 80, que intensificamos as ações culturais e sociais. Desde então desenvolvemos projetos e campanhas de cidadania sempre com parceiros renomados e de reconhecimento da sociedade brasileira e/ou internacional. Entre eles estão a Fundação Abrinq, SOS Mata Atlântica, Transparência Brasil, Instituto ETHOS de Empresas e Responsabilidade Social, Instituto Akatu (pelo Consumo Consciente), Associação Franquia Solidária (AFRAS), Instituto Socioambiental (ISA), Fundação Ford e, mais recentemente, a Fundação Espaço ECO do Grupo Basf. Todos estes projetos e campanhas são desenvolvidos de forma alinhada com nossa missão: Formar Cidadãos do Mundo.


Yázigi Aracaju: Quais foram os reflexos dos projetos socioambientais do Yázigi?


Cláudio Tieghi: Os reflexos são sempre muito positivos. Nossos alunos, familiares, parceiros e a sociedade em geral recebem com muito apreço nossos projetos. Cada projeto tem sua particularidade. Gostaria de lembrar o projeto realizado em 2008 que desenvolvemos em parceria com o Instituto Socioambiental denominado de: Campanha de Cidadania Yázigi - 'Y Ikatu Xingu. Nós mobilizamos todas as escolas Yázigi espalhadas pelo Brasil em favor do Rio Xingu, suas matas ciliares, do Parque Nacional do Xingu e das comunidades locais. Refletimos com nossos alunos sobre as questões do aquecimento global e suas decorrências, elevando os patamares de consciência e concentrando esforços para o reflorestamento naquela região. Conseguimos, entre tantos resultados positivos, plantar mais de 31.500 mudas de árvores!


Yázigi Aracaju: A campanha mais recente do Yázigi é denominada de “Campanha Ecoefficiency”. O que vem a ser um cidadão ecoeficiente para você?


Cláudio Tieghi: A ecoeficiência é uma filosofia de gestão que encoraja o mundo empresarial a procurar melhorias ambientais e que forneça, paralelamente, benefícios econômicos. No entanto, ela pode ser facilmente entendida e aplicada pelos cidadãos em seus hábitos cotidianos. Entendo como cidadão ecoeficiente, uma pessoa antenada com a realidade de sua comunidade, do seu país e do mundo. Assim, facilmente ele passa a adotar hábitos simples no cotidiano que contribuem efetivamente com a preservação do meio ambiente e ainda obtenha ganhos econômicos! O cidadão ecoeficiente avalia constantemente suas ações evitando agredir o meio ambiente e ainda economizando com tais práticas. Tem a oportunidade de desempenhar um papel importante na conscientização das pessoas e exerce seu poder de consumidor escolhendo marcas socialmente responsáveis.


Yázigi Aracaju: Como o projeto Yázigi Ecoeficiente está sendo absorvido pelos alunos, familiares, funcionários e sociedade em geral?


Cláudio Tieghi: O Projeto está sendo muito bem recebido por todos. A sociedade em geral tem consciência de que é preciso fazer algo diante da realidade do Aquecimento Global, mas muitas vezes encontra dificuldades para assumir efetivamente práticas transformadoras. A campanha Ecoefficiency oferece oportunidades reais de conscientização, mobilização e atuação. No site www.yazigi.com.br/campanha na coluna \"O que está acontecendo\" é possível acompanhar diversas ações em todo o Brasil, inclusive as ações realizadas aqui em Aracaju. São Atividades Pedagógicas em Inglês e Espanhol, eventos diversos, palestras e muito mais.


Yázigi Aracaju: Quais os principais parceiros do projeto?


Cláudio Tieghi: Para campanhas de cidadania a participação de parceiros é fundamental. Destaco os parceiros nacionais, como Fundação Espaço ECO do Grupo BASF, Meltingcolor Gráfica e Editora e Tintas Suvinil. Em Aracaju, contamos com importantes parceiros como o Colégio Arquidiocesano, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) e a Frente em Defesa das Águas do Rio Sergipe que muito nos honram com suas contribuições.


Yázigi Aracaju: No dia 28 de abril, o Yázigi Internexus de Aracaju lançou a Campanha Ecoeficiência para a sociedade Sergipana, quais foram as suas expectativas para esse lançamento?


Cláudio Tieghi: Já morei em Aracaju e sempre me lembro da forma acolhedora e generosa com que a comunidade abraçou e ainda abraça nossos projetos. Os Cidadãos do Mundo (aulas de inglês desenvolvidas para a Comunidade em parceria com o Instituto Luciano Barreto Junior), nossas constantes exposições realizadas no Espaço Cultural Yázigi, entre outros. No lançamento oficial realizado no dia 28 de abril não foi diferente! Estávamos entre amigos, parceiros estratégicos, alunos, familiares e convidados em um clima de reflexão, colaboração e engajamento. Tenho certeza que o Yázigi Aracaju mobilizará a comunidade para um posicionamento mais Ecoeficiente, afinal como uma instituição de educação temos essa missão e esse perfil. Nossas práticas vão além da sala de aula e isso é facilmente identificado na atuação do Yázigi. A Campanha Ecoefficiency, em Aracaju, está inserida no Projeto de Educação Ambiental Yázigi conduzido pelo Professor José Bezerra. O projeto local vai potencializar a campanha nacional e desenvolverá outras ações com características específicas da região, o que considero muito importante.Será um sucesso!


Yázigi Aracaju: Qual o seu entendimento pessoal do termo ‘responsabilidade social’?


Cláudio Tieghi: Gosto muito e trabalho com o conceito difundido pelo Instituto ETHOS que enxerga a Responsabilidade social empresarial como a forma de gestão definida pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais. Com essa definição fica fácil entender que a responsabilidade social das empresas deve envolver não só os clientes, mas também o meio ambiente, as pessoas, os fornecedores, os governos e as instituições não-governamentais.


Yázigi Aracaju: Para finalizar, muitas empresas ainda não perceberam o quanto elas podem ganhar se investirem nas áreas sociais e ambientais. Qual o recado que você deixa para essas empresas.


Cláudio Tieghi: Meu recado é que não podemos esperar mais. As práticas desenvolvidas pelas gerações que nos antecederam e muitas das nossas práticas atuais deixaram e ainda deixam grandes prejuízos ao meio ambiente. É preciso elevar os patamares de consciência e mudar já. Os negócios devem ter orientação para uma gestão socialmente responsável com vistas à sustentabilidade do planeta. Não se trata de modismo! A nosso favor, está o consumidor consciente que tem o poder de escolha e influência. Se buscamos o desenvolvimento da cidadania, precisamos também de empresas cidadãs! Convoco a sociedade empresarial para se juntar a nós na campanha Ecoefficiency e nas demais campanhas que realizaremos.

A ONDA DA ECOEFICIÊNCIA TOMA CONTA DO YÁZIGI ARACAJU


Acreditando no poder das pequenas mudanças gerarem grandes resultados, o Yázigi Internexus Aracaju vem implementando, desde o mês de abril, uma série de modificações no seu ambiente interno, com o intuito de cultivar nos seus funcionários e alunos novos hábitos voltados para a preservação e uso adequado dos recursos naturais.


Dentre as mudanças promovidas pela escola, podemos citar a colocação de novas torneiras com temporizador que reduziu o consumo de água em até 29% a menos do que nos meses anteriores. Além disso, houve uma redução de 34% dos copos plásticos utilizados pelos alunos e funcionários, já que estes passaram a adotar as suas próprias canecas e garrafas pessoais

LANÇAMENTO DA CAMPANHA ECOEFFICIENCY PARA A EQUIPE YÁZIGI ARACAJU


No dia 27 de abril, coordenação, funcionários e colaboradores do Yázigi Internexus Aracaju se reuniram no auditório da escola para receberem com muito entusiasmo o lançamento da Campanha de Cidadania Ecoefficiency durante uma palestra com o Coordenador Nacional de Responsabilidade Social da Rede Yázigi Internexus, Cláudio Tieghi.


A campanha, que está sendo realizada em todas as unidades do país, tem como objetivo apresentar uma proposta educacional para os alunos, suas famílias e as comunidades que resultem em economia e uso consciente dos recursos naturais.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

O QUE É A CARE?


A CARE é uma entidade sem fins lucrativos e possui como objetivo gerar emprego e renda para famílias carentes do bairro Santa Maria, em Aracaju - Sergipe, a partir da coleta seletiva de materiais recicláveis. Separar e vender o que a maioria não quer é fonte de renda e de dignidade para muitos que antes encontravam a sua sobrevivência nas lixeiras do bairro. Porém, apesar de possuir capacidade para ajudar 90 famílias, o CARE está atendendo há apenas 48 por falta de material para trabalhar. O material básico de geração de renda da CARE é o lixo produzido nas empresas e residências. Através do processo de doação, ele é recolhido e levado para o galpão da instituição. Quando chega ao local é separado, limpo e depois vendido. Como a quantidade que a cooperativa consegue é pequena, cerca de três toneladas no total, o preço conseguido quando ele é vendido acaba sendo mais baixo.

Através do trabalho de reciclagem da CARE, cada cooperado recebe um salário mínimo e tem sua previdência paga. A cooperativa ainda possui um projeto que oferece aulas particulares a 60 crianças filhas dos assistidos e das imediações do bairro, além de uma unidade de fabricação de vassouras de plástico de garrafa PET. A cooperativa conta com parcerias que estimulam o desenvolvimento humano em projetos consolidados na área de educação. O principal deles é o Projeto Recriarte, uma parceria entre a CARE, Ministério Público, Unicef, Infraero, Petrobrás, Universidade Federal de Sergipe, Prefeitura de Aracaju e a empresa de telefonia móvel TIM.
A missão é promover a inclusão social dos cooperados através da educação, com aulas de ensino fundamental e reforço, este último direcionado às crianças, já que todas estão devidamente matriculadas nas escolas da região. Além, é claro, de diversas atividades que estimulam a criatividade e o conhecimento desses adultos e crianças, como oficinas de pintura, artesanato e cuidados com a saúde.

O projeto foi o único sergipano dos 50 projetos brasileiros pré-selecionados pela ONG internacional Brazil Foundation. A organização direciona recursos para projetos de outras ONGs que operam nas áreas críticas de educação, saúde, direitos humanos, cidadania e cultura.

Segue abaixo o endereço da CARE - Cooperativa dos Agentes Auitônomos de Reciclagem de Aracaju:

Rua A5, nº 150 Bairro Santa Maria Aracaju-Se

Tel: (79) 3243-1581

Presidente: Gilberto das Virgens

sexta-feira, 15 de maio de 2009

BEM VINDO CARO LEITOR




O blog Cidadão Eco tem como objetivo apresentar os trabalhos desenvolvidos dentro do projeto de educação ambiental da escola de idiomas Yázigi Internexus Aracaju.


Ele nasceu da idéia de que para formarmos cidadãos Ecoeficientes não basta apenas explicar teoricamente os impactos das ações devastadoras do homem ao meio ambiente a longo prazo, mas é preciso conscientizar que através da mudança de hábitos e comportamentos, todos nós assumimos uma postura pró-ativa no intuito de garantir um futuro melhor para o nosso planeta e para as futuras gerações.


Por isso, caro leitor, junte-se a nós nessa luta e seja você também um cidadão Ecoeficiente!