Coordenador Nacional de Responsabilidade Social do Yázigi e presidente da Associação Franquia Solidária (AFRAS), Cláudio Tieghi, aposta nos princípios da ecoeficiência como forma de reduzir o desperdício e melhorar o aproveitamento dos recursos naturais. No último mês passado, o Yázigi Internexus Aracaju apresentou para a sua equipe de funcionários, alunos e toda a sociedade sergipana o lançamento da Campanha de Cidadania Ecoefficiency que tem como proposta incentivar a comunidade em geral a contribuir para a redução do consumo dos recursos naturais, através das simples mudanças de hábitos cotidianos. Juntamente com a fantástica equipe de coordenadores e professores, também estava presente para o lançamento da campanha o Coordenador Nacional de Responsabilidade Social da Rede Yázigi Internexus, Claúdio Tieghi, que durante a sua visita à Aracaju nos concedeu uma entrevista em que ele explica um pouco mais sobre a Campanha Ecoeeficiency e o compromisso socioambiental desempenhado pelas escolas Yázigi Internexus.
Yázigi Aracaju: Como a rede Yázigi atua em relação à responsabilidade social?
Cláudio Tieghi: A Rede Yázigi atua de forma socialmente responsável. Desde a sua fundação em 1950, já era possível identificar na empresa práticas que consideravam as pessoas e o meio ambiente. Na década de 70, lançamos um programa de ensino de inglês para crianças que foi reconhecido pela UNESCO. Ensinávamos inglês utilizando elementos importantes da cultura e do folclore brasileiro. Mas foi a partir da década de 80, que intensificamos as ações culturais e sociais. Desde então desenvolvemos projetos e campanhas de cidadania sempre com parceiros renomados e de reconhecimento da sociedade brasileira e/ou internacional. Entre eles estão a Fundação Abrinq, SOS Mata Atlântica, Transparência Brasil, Instituto ETHOS de Empresas e Responsabilidade Social, Instituto Akatu (pelo Consumo Consciente), Associação Franquia Solidária (AFRAS), Instituto Socioambiental (ISA), Fundação Ford e, mais recentemente, a Fundação Espaço ECO do Grupo Basf. Todos estes projetos e campanhas são desenvolvidos de forma alinhada com nossa missão: Formar Cidadãos do Mundo.
Yázigi Aracaju: Quais foram os reflexos dos projetos socioambientais do Yázigi?
Cláudio Tieghi: Os reflexos são sempre muito positivos. Nossos alunos, familiares, parceiros e a sociedade em geral recebem com muito apreço nossos projetos. Cada projeto tem sua particularidade. Gostaria de lembrar o projeto realizado em 2008 que desenvolvemos em parceria com o Instituto Socioambiental denominado de: Campanha de Cidadania Yázigi - 'Y Ikatu Xingu. Nós mobilizamos todas as escolas Yázigi espalhadas pelo Brasil em favor do Rio Xingu, suas matas ciliares, do Parque Nacional do Xingu e das comunidades locais. Refletimos com nossos alunos sobre as questões do aquecimento global e suas decorrências, elevando os patamares de consciência e concentrando esforços para o reflorestamento naquela região. Conseguimos, entre tantos resultados positivos, plantar mais de 31.500 mudas de árvores!
Yázigi Aracaju: A campanha mais recente do Yázigi é denominada de “Campanha Ecoefficiency”. O que vem a ser um cidadão ecoeficiente para você?
Cláudio Tieghi: A ecoeficiência é uma filosofia de gestão que encoraja o mundo empresarial a procurar melhorias ambientais e que forneça, paralelamente, benefícios econômicos. No entanto, ela pode ser facilmente entendida e aplicada pelos cidadãos em seus hábitos cotidianos. Entendo como cidadão ecoeficiente, uma pessoa antenada com a realidade de sua comunidade, do seu país e do mundo. Assim, facilmente ele passa a adotar hábitos simples no cotidiano que contribuem efetivamente com a preservação do meio ambiente e ainda obtenha ganhos econômicos! O cidadão ecoeficiente avalia constantemente suas ações evitando agredir o meio ambiente e ainda economizando com tais práticas. Tem a oportunidade de desempenhar um papel importante na conscientização das pessoas e exerce seu poder de consumidor escolhendo marcas socialmente responsáveis.
Yázigi Aracaju: Como o projeto Yázigi Ecoeficiente está sendo absorvido pelos alunos, familiares, funcionários e sociedade em geral?
Cláudio Tieghi: O Projeto está sendo muito bem recebido por todos. A sociedade em geral tem consciência de que é preciso fazer algo diante da realidade do Aquecimento Global, mas muitas vezes encontra dificuldades para assumir efetivamente práticas transformadoras. A campanha Ecoefficiency oferece oportunidades reais de conscientização, mobilização e atuação. No site
www.yazigi.com.br/campanha na coluna \"O que está acontecendo\" é possível acompanhar diversas ações em todo o Brasil, inclusive as ações realizadas aqui em Aracaju. São Atividades Pedagógicas em Inglês e Espanhol, eventos diversos, palestras e muito mais.
Yázigi Aracaju: Quais os principais parceiros do projeto?
Cláudio Tieghi: Para campanhas de cidadania a participação de parceiros é fundamental. Destaco os parceiros nacionais, como Fundação Espaço ECO do Grupo BASF, Meltingcolor Gráfica e Editora e Tintas Suvinil. Em Aracaju, contamos com importantes parceiros como o Colégio Arquidiocesano, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) e a Frente em Defesa das Águas do Rio Sergipe que muito nos honram com suas contribuições.
Yázigi Aracaju: No dia 28 de abril, o Yázigi Internexus de Aracaju lançou a Campanha Ecoeficiência para a sociedade Sergipana, quais foram as suas expectativas para esse lançamento?
Cláudio Tieghi: Já morei em Aracaju e sempre me lembro da forma acolhedora e generosa com que a comunidade abraçou e ainda abraça nossos projetos. Os Cidadãos do Mundo (aulas de inglês desenvolvidas para a Comunidade em parceria com o Instituto Luciano Barreto Junior), nossas constantes exposições realizadas no Espaço Cultural Yázigi, entre outros. No lançamento oficial realizado no dia 28 de abril não foi diferente! Estávamos entre amigos, parceiros estratégicos, alunos, familiares e convidados em um clima de reflexão, colaboração e engajamento. Tenho certeza que o Yázigi Aracaju mobilizará a comunidade para um posicionamento mais Ecoeficiente, afinal como uma instituição de educação temos essa missão e esse perfil. Nossas práticas vão além da sala de aula e isso é facilmente identificado na atuação do Yázigi. A Campanha Ecoefficiency, em Aracaju, está inserida no Projeto de Educação Ambiental Yázigi conduzido pelo Professor José Bezerra. O projeto local vai potencializar a campanha nacional e desenvolverá outras ações com características específicas da região, o que considero muito importante.Será um sucesso!
Yázigi Aracaju: Qual o seu entendimento pessoal do termo ‘responsabilidade social’?
Cláudio Tieghi: Gosto muito e trabalho com o conceito difundido pelo Instituto ETHOS que enxerga a Responsabilidade social empresarial como a forma de gestão definida pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais. Com essa definição fica fácil entender que a responsabilidade social das empresas deve envolver não só os clientes, mas também o meio ambiente, as pessoas, os fornecedores, os governos e as instituições não-governamentais.
Yázigi Aracaju: Para finalizar, muitas empresas ainda não perceberam o quanto elas podem ganhar se investirem nas áreas sociais e ambientais. Qual o recado que você deixa para essas empresas.
Cláudio Tieghi: Meu recado é que não podemos esperar mais. As práticas desenvolvidas pelas gerações que nos antecederam e muitas das nossas práticas atuais deixaram e ainda deixam grandes prejuízos ao meio ambiente. É preciso elevar os patamares de consciência e mudar já. Os negócios devem ter orientação para uma gestão socialmente responsável com vistas à sustentabilidade do planeta. Não se trata de modismo! A nosso favor, está o consumidor consciente que tem o poder de escolha e influência. Se buscamos o desenvolvimento da cidadania, precisamos também de empresas cidadãs! Convoco a sociedade empresarial para se juntar a nós na campanha Ecoefficiency e nas demais campanhas que realizaremos.