quinta-feira, 25 de março de 2010

PROJETO AMBIENTAL YÁZIGI ARACAJU INTEGRA AS ATIVIDADES DO EVENTO RUA VIVA

Na foto: Irbene Mota e Lia Mota, Neuza Pinto, José Bezerra, Paulo Santana, Denise Guimarães e mães de alunos no calçadão da 13 de Julho




O Yázigi Aracaju, através do seu Projeto de Educação Ambiental, participou em parceria com a Prefeitura Municipal de Aracaju do evento Rua Viva, realizado no dia 20 de março, que possuía o objetivo de desenvolver atividades culturais e recreativas focados na importância da preservação e conscientização dos recursos naturais.

Durante o evento, o coordenador do projeto de educação ambiental do Yázigi Aracaju, José Bezerra, entregou panfletos e esclareceu dúvidas sobre a nova campanha de cidadania Yázigi Terra Viva para as pessoas presentes no local. Segundo o coordenador, a receptividade do público com a proposta temática da campanha Terra Viva foi extremamente positiva.

terça-feira, 23 de março de 2010

Terra Viva / Campanha Ambiental Yázigi: CURIOSIDADES

SAIBA MAIS


Ano Internacional da Biodiversidade

As Nações Unidas declararam 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade, e há pessoas de todo o mundo trabalhando para proteger essa riqueza natural insubstituível e reduzir a perda da biodiversidade.

Esse esforço é vital para o bem-estar da humanidade no presente e no futuro.

Mas ainda precisamos fazer mais.

O Ano Internacional da Biodiversidade é uma oportunidade única para ampliar a compreensão do papel vital da biodiversidade na manutenção da vida na Terra e para conter a perda de espécies.

Saiba como você pode ajudar no site do WWF-Brasil!

http://www.wwf.org.br/participe/

quinta-feira, 18 de março de 2010

FERRARI VERDE, POR DENTRO E POR FORA





A Ferrari vermelha é um dos carros mais desejados do mundo. Mas esse “sonho de consumo” pode estar prestes a mudar de cor! A montadora italiana lançou, durante o Salão Internacional do Automóvel, em Genebra, na Suíça, o primeiro veículo híbrido da marca: a Ferrari Hy-Kers.

O veículo possui um motor elétrico, de apenas 40 quilos – para não comprometer o desempenho do carro –, que funciona em conjunto com um motor de combustão interna, movido a gasolina. Dessa maneira, segundo a montadora, o veículo reduzirá suas emissões de gases poluentes em até 35%.

Além disso, o Hy-Kers possui sistema de armazenamento de energia cinética. Isso significa que, no novo modelo, toda a energia produzida nos momentos de frenagem do veículo será transformada em eletricidade, que será utilizada no motor do próprio carro.

Por enquanto, o veículo é apenas experimental e, de acordo com a Ferrari, um modelo como esse só vai poder entrar no mercado em, no mínimo, 3 anos. Mas para já ir chamando a atenção dos consumidores para o “carro ecológico”, a montadora abriu mão da sua marca registrada, a cor vermelha, e pintou a Ferrari de verde.

E aí, você está disposto a trocar a cor do seu “sonho de consumo”?


Fonte: blog Planeta Sustentável

terça-feira, 16 de março de 2010

Terra Viva / Campanha Ambiental Yázigi: CURIOSIDADES

SAIBA MAIS


Para as compras de papel, tenha o selo FSC como critério. Ele atesta que a origem florestal é regulamentada.

Desligue a iluminação do escritório/escola/casa quando a luz natural for suficiente.

Jamais jogue lixo eletrônico no lixo comum. Vários fabricantes de produtos eletrônicos se responsabilizam pela coleta de seus aparelhos. É só se informar com o próprio fabricante sobre postos autorizados.

(Fonte: APOENA Sustentável)

quinta-feira, 11 de março de 2010

Corky Mouse: O PRIMEIRO MOUSE ECOLÓGICO

Primeiro mouse ecológico funciona sem o uso de bateria ou pilha



Mais um gadget verde está surgindo no mercado: o Corky Mouse. Desenvolvido pela designer norte-americana Adele Peters para o concurso Greener Gadgets, ele é o primeiro mouse sem-fio ecológico de que se tem notícia.

Isso porque o gadget dispensa o uso de pilhas ou baterias para funcionar. Desenvolvido para se abastecer de energia cinética, o mouse possui elementos piezoelétricos que produzem eletricidade a partir de movimentos.

Assim, clicar, scrollar ou, até mesmo, arrastar o mouse pela mesa é mais do que suficiente para produzir os watts necessários para que o Corky funcione. E o gadget ainda é inteiramente produzido a partir de plástico reciclado e cortiça biodegradável.

Por enquanto, o mouse não passa de um produto conceitual, que será submetido a uma série de testes antes de ser comercializado. Mas já dá para opinar: o que você achou do Corky?


Fonte: blog Planeta Sustentável

quinta-feira, 4 de março de 2010

METADE DA CAATINGA ESTÁ DEVASTADA

O único bioma considerado exclusivamente brasileiro mantém apenas metade de sua cobertura vegetal. A destruição da mata nativa se deve, principalmente, a produção de lenha e carvão vegetal e os estados campeões do desmatamento são Ceará e Bahia



Fonte: site andetur.com.br



Hoje, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, divulgou os números do monitoramento do desmatamento da Caatinga, realizado entre 2002 e 2008, que apontam que metade de sua cobertura vegetal está devastada. Ele destacou sua preocupação com o índice elevado, já que essa é a região mais vulnerável às mudanças climáticas, no País, com forte tendência à desertificação (amanhã, serão realizados, em Petrolina(PE) e Juazeiro(BA), encontros com governadores e secretários de meio ambiente, para tratar do Plano de Combate à Desertificação no Nordeste. O objetivo é amenizar os efeitos da desertificação no semi-árido brasileiro).

O bioma - considerado o único exclusivamente brasileiro – mantém apenas metade de sua cobertura vegetal original; em 2008, a vegetação remanescente da área era de 53,62%. De 2002 a 2008, foram devastados 16.576 km2, o equivalente a 2% de toda a Caatinga, sendo que a taxa de desmatamento, anual média, nesse período, ficou em torno de 0,33%, ou seja, 2 763 km².

Sua área total é de 826.411 km² e abrange os estados da Bahia, Ceará, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Maranhão, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte e Minas Gerais. Os dois estados campeões do desmatamento são a Bahia e o Ceará, que desmataram sozinhos a metade do índice registrado em todos os estados. Piauí e Pernambuco ficaram em 3º. e 4º. lugares no ranking, respectivamente. Situação grave também é registrada no estado de Alagoas, que possui apenas 10.673 km² dos 13.000 km² de área de caatinga originais.

Levando em conta os municípios, os que mais desmataram foram:
- Acopiara (CE)
- Tauá (CE),
- Bom Jesus da Lapa (BA),
- Campo Formoso (BA),
- Boa Viagem (CE),
- Tucano (BA),
- Mucugê (BA) e
- Serra Talhada (PE).
Os números detalhados podem ser pesquisados nos sites do MMA* e do Ibama*.


Matriz Enérgetica e Projetos Possíveis
A principal causa da destruição da Caatinga é a extração da mata nativa, convertida em lenha e carvão vegetal destinados, principalmente, aos pólos gesseiro e cerâmico do Nordeste e ao setor siderúrgico de Minas Gerais e do Espírito Santo. O uso do carvão em indústrias de pequeno e médio porte e em residências também foi indicado, mas há outros fatores como biocombustíveis e pecuária bovina.

Para Minc, é necessário repensar a matriz energética da Caatinga, incentivando os investimentos em energia eólica, gás natural e pequenas centrais hidrelétricas, e destacou algumas ações de mitigação, como a recuperação de solos e micro-bacias, o reflorestamento e as linhas de crédito para combate à desertificação.

O ministro destacou, também, que há outros projetos em estudo para a preservação do bioma. O Banco do Nordeste analisa a criação do Fundo Caatinga e o Banco do Brasil tem a intenção de implementar um Fundo contra a Desertificação.

Cerca de R$500 milhões oriundos do Pré- Sal para o Fundo Clima, serão destinados ao Nordeste, pelo Ministério do Meio Ambiente. Já foram planejadas, pelo Ibama, 25 grandes operações de combate ao desmatamento e ao carvão vegetal ilegal na região, que devem ocorrer simultaneamente a partir deste mês.

Plano de Combate ao Desmatamento da Caatinga
Como o padrão de desmatamento no bioma é pulverizado, as ações de combate à prática são muito difíceis, por isso, o monitoramento é imprescindível. Sem ele, torna-se impossível a elaboração de um plano de combate ao desmatamento e de mitigação dos efeitos desta prática.

O monitoramento foi feito por 25 técnicos contratados pelo PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e por analistas ambientais do MMA e do Ibama, que utilizaram como referência o mapa de cobertura vegetal do MMA/Probio (programa de levantamento da cobertura vegetal do Brasil que detectou as áreas de vegetação nativa e antropizadas até o ano de 2002), bem como imagens de satélite.

Visando o incremento desse monitoramento, o Ibama anunciou que lançará o Plano de Combate ao Desmatamento na Caatinga - PPCaatinga, em 28 de abril, que, no futuro deve ser incorporado ao Plano Brasileiro de Mudanças Climáticas.

Carlos Minc, durante o encontro com os jornalistas, garantiu que o Ministério do Meio Ambiente pretende realizar o mapeamento e monitoramento dos cinco biomas brasileiros - Cerrado, Caatinga, Pantanal, Pampa e Mata atlântica - até o final do ano.



Fonte: Planeta Sustentável
Reportagem: Mônica Nunes

quarta-feira, 3 de março de 2010

Campanha Terra Viva: REGULAMENTO DO CONCURSO DE PINTURA E DESENHO

REGULAMENTO


Concurso de Pintura/Desenho


YÁZIGI INTERNEXUS ARACAJU
Unidade 13 de Julho Unidade Jardins
Rua Celso Oliva, 497 Av. Iolanda Pinto de Jesus,162
Bairro: 13 de Julho – 49020-090 Bairro: Jardins – 49026-010
CNPJ nº 13.351.523/0001-24

Prazo para a participação: Crianças de 4 a 5 anos (01/03/2010 a 23/04/2010)
Crianças de 6 a 8 anos (29/03/2010 a 23/04/2010)
Crianças de 8 a 10 anos (03/05/2010 a 21/05/2010)
Data da divulgação do resultado: 5 de junho de 2010.

I. DO CONCURSO
O concurso será aberto para alunos e não alunos do Yázigi Internexus e acontecerá em duas fases: local e nacional. Esse concurso deverá proporcionar um grande momento de reflexão e expressão sobre o tema da Campanha de Cidadania Yázigi – Terra Viva. A Campanha de Cidadania Yázigi – Terra Viva tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento de uma educação para a sustentabilidade que proporcione oportunidades reais para o contato com o tema, além de promover uma mobilização efetiva através de ações locais e de contribuição para a manutenção dos projetos desenvolvidos pelo WWF Brasil nos biomas em que atua. Para participar deste Concurso cada participante deverá observar e obedecer rigorosamente todas as disposições e condições contidas neste Regulamento, a saber:
1.1 Crianças com até 10 anos de idade podem participar do Concurso.
1.2 Não poderão participar deste Concurso, dependentes diretos dos colaboradores Yázigi Internexus e indivíduos com idade superior a 10 anos.

II. DO TEMA
2.1 O Concurso terá como tema “Terra Viva e os Biomas Brasileiros”, objetivando divulgar os conceitos da Campanha Terra Viva que compreende o conteúdo da Carta da Terra e a importância da preservação dos biomas brasileiros.

III. DAS INSCRIÇÕES, DOCUMENTOS E SISTEMÁTICA
3.1 Período de Inscrição: Crianças de 4 a 5 anos (01/03/2010 a 19/03/2010)
Crianças de 6 a 8 anos (29/03/2010 a 23/04/2010)
Crianças de 8 a 10 anos (03/05/2010 a 21/05/2010)
3.2 Cada participante poderá participar com apenas 01 (um/uma) desenho/pintura, que deverá estar dentro dos seguintes padrões:
3.2.1 Tamanho: A imagem escaneada deve ter no máximo 512Kb; Dimensões: 15x10 (desenho) ou 21x29 (A4); Em um dos seguintes formatos: “.png”, “.jpg”, ou “.gif”.
3.2.2 Serão válidos somente os desenhos/pinturas que estiverem com as especificações descritas neste regulamento.
3.3 Não serão aceitos desenhos/pinturas que já tenham sido publicados ou que
já tenham sido, em quaisquer instâncias, premiados até a data de premiação
deste Concurso.
3.3.1 Caso a Comissão Julgadora detecte situações de manipulação no
desenho/pintura e/ou plágio, esta será, automaticamente, desclassificada.
3.4 O desenho/pintura deverá ser escaneado e enviado via e-mail ou entregue
diretamente em uma das unidades Yázigi Internexus Aracaju. O(a) autor(a) do
desenho/pintura deverá preencher a ficha de inscrição completamente e entregá-la juntamente com o desenho/pintura.
3.4.1 Os desenhos/pinturas deverão ser entregues em uma das unidades Yázigi Internexus Aracaju, em horário comercial ou enviados por e-mail.
3.5 A Comissão Organizadora não se responsabilizará, pela falta de qualidade
das imagens entregues e/ou escaneados que porventura, venham a ocorrer
com relação ao material encaminhado.
3.6 Os desenhos/pinturas poderão ser utilizados pelo Yázigi Internexus Aracaju, assim como pelas Escolas Yázigi Internexus direta ou indiretamente, total ou parcialmente, em quaisquer veículos de comunicação.
3.7 Não serão aceitos desenhos/pinturas após a data limite de entrega de cada faixa etária dos participantes (observar item 3.1). A participação no Concurso implica na plena aceitação do regulamento, não cabendo ao candidato recurso posterior.

IV. FORMA DE JULGAMENTO
4.1 Todos os desenhos/pinturas serão analisados.
4.2 O julgamento local será realizado no endereço da unidade Yázigi Internexus Aracaju onde o desenho/pintura foi entregue e, o julgamento nacional será realizado no Instituto de Idiomas Yázigi: Av. Nove de Julho, 3166, Jd. Paulista, São Paulo, CEP 01406-900.
4.3 Caberá a cada Escola Yázigi Internexus constituir a sua própria Comissão
Julgadora.
4.4 Caberá à coordenação do Yázigi Internexus Aracaju constituir a Comissão Julgadora que avaliará os desenhos/pinturas ganhadores da etapa local.
4.4.1 Os integrantes da Comissão Julgadora poderão ser substituídos, a
qualquer tempo, por outros profissionais igualmente idôneos.
4.5 Caberá ao Yázigi Internexus Aracaju encaminhar o desenho/pintura
vencedor da etapa local aos responsáveis pela etapa Nacional via e-mail
(terravivadesenho@yazigi.com).
4.6 Caberá ao Yázigi Internexus Aracaju encaminhar os desenhos/pinturas
ganhadores nas etapas locais aos membros da Comissão Julgadora.
4.7 A decisão da Comissão Julgadora é soberana e irrecorrível, cabendo a ela
conceder os prêmios de acordo com mérito da fotografia com texto.

V. PREMIAÇÃO
5.1 O ganhador receberá como premiação:
5.1.1 Uma bicicleta
*Especificações:
5.2 O resultado do Concurso será divulgado na 2º semana de junho de 2010, através do site www.yazigi-aju.com.br e na sede da franquia em Aracaju, situada na Rua Celso Oliva, 497, bairro 13 de Julho.
5.3 O prêmio é pessoal e intransferível, não se responsabilizando a Promotora
por eventuais restrições que o contemplado possa ter.
5.4 Na eventualidade do participante ganhador vir a falecer, o prêmio será
entregue ao respectivo espólio, na pessoa do seu inventariante.

VI. ENTREGA DOS PRÊMIOS
6.1 O Yázigi efetuará a entrega do prêmio até o dia 11 de junho de 2010.
6.2 O direito à reclamação do prêmio extingue-se após o prazo de 30 dias,
contados da divulgação das sugestões dos nomes dos vencedores.

VII. CONSIDERAÇÕES GERAIS
7.1 Este “Concurso” é de cunho exclusivamente cultural, sem subordinação a
qualquer modalidade de álea, pagamento pelos concorrentes, nem vinculação
destes ou dos contemplados à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou
serviço, realizado com base no art. 3º, II, da Lei 5.768/71 e art. 30 do Decreto
70.951/72.
7.1.1 O uso gratuito e livre de qualquer ônus ou encargo de seu nome, sua imagem e sua voz em fotos, arquivos e/ou meios digitais ou não, digitalizadas ou não, bem como em cartazes, filmes e/ou spots, jingles e/ou vinhetas, em qualquer tipo de mídia e/ou peças promocionais, inclusive em televisão, rádio, jornal, cartazes, faixas, outdoors, mala-direta e na Internet, para a ampla divulgação da conquista do prêmio e/ou da sugestão de nome vencedora.
7.2 A autorização descrita acima é com exclusividade e não significa, implica ou resulta em qualquer obrigação de divulgação nem de pagamento, concordando ainda o vencedor, inclusive, em assinar eventuais recibos e instrumentos neste sentido e para tal efeito, sempre que solicitado pela Promotora.
7.3 Ao inscrever-se para participar neste Concurso, nos termos deste Regulamento, o participante estará automaticamente:
7.3.1 Autorizando, reconhecendo e aceitando que os dados pessoais e demais informações, inclusive os submetidos pelos participantes por meio da ficha de inscrição passam a ser de propriedade da Promotora que poderão utilizar tais dados para os fins necessários para a adequada realização e conclusão deste "Concurso".
7.3.2 Conhecendo e aceitando expressamente que a Promotora não é responsável, nem poderá ser responsabilizada, por qualquer dano ou prejuízo oriundo da participação neste "Concurso" ou da eventual aceitação do prêmio.
7.4 O presente Regulamento poderá ser alterado e/ou o "Concurso" suspenso
ou cancelado, sem aviso prévio, por motivo de força maior ou por qualquer outro fator ou motivo imprevisto que esteja fora do controle da Promotora e que
comprometa o "Concurso" de forma a impedir ou modificar substancialmente a
condução deste como originalmente planejado.
7.5 Quaisquer dúvidas, divergências ou situações não previstas neste regulamento serão julgadas e decididas de forma soberana e irrecorrível pela
Promotora.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Terra Viva / Campanha Ambiental Yázigi: CURIOSIDADES

SAIBA MAIS


A Amazônia abriga um número enorme de plantas e animais existentes no planeta e a maior parte dessas espécies sequer foi estudada pelos cientistas.

(Fonte: WWF Brasil)