segunda-feira, 24 de maio de 2010

PORQUE RECICLAR?

A quantidade de lixo e outras coisas que deixamos diariamente não é brincadeira, por isso que o objetivo de reciclar é reaproveitarmos os materiais utilizados por nós. Os benefícios da reciclagem são muitos como: economia de energia, maior preservação dos recursos naturais, diminuição do lixo aterrado, diminuição dos impactos ambientais entre outros.

Dicas de Reciclagem:

- Separar o lixo para reciclagem;
- Ao comprar um eletrodoméstico, prefira os novos e de qualidade (economizam energia);
- Regar as plantas no período da manhã ou no cair da noite;
- Evitar deixar torneiras abertas ou pingando;
- Economize no papel, utilize o outro lado do papel para anotações ou fazer rascunhos;
- Reduza o uso do automóvel (carro), tenha uma vida mais saudável, se for sair para lugares próximos prefira a pé;
- Faça doações das roupas que não utiliza mais, normalmente bazares de caridade recebem e doam para quem precisam;

Estas são apenas algumas das dicas que vocês podem fazer e com isso ajudar a natureza e o meio ambiente. Agora imaginem se todo mundo pensasse da mesma maneira e cada um ajudasse mesmo que fosse só um pouco, com certeza teríamos um cenário diferente no Brasil, porém não vamos esperar que o dia de amanhã chegue, vamos começar hoje mesmo.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Desconto para quem evitar sacola plástica.


Um grupo de padarias de São Paulo lançou uma campanha que vai dar desconto aos consumidores que optarem por trocar as tradicionais sacolas plásticas pelas sacolas ecológicas feitas de pano para carregar as compras. O objetivo é conscientizar a população pelo bolso sobre o impacto do plástico no meio ambiente e reduzir o número de sacolinhas utilizadas - são pelo menos 40 milhões por dia em todo o País. Por enquanto, o esquema de desconto mediante a troca de sacola está funcionado em apenas uma padaria, mas deve somar 50 estabelecimentos já nos próximos dias e 4 mil em até seis meses. Hoje, o cliente de uma padaria, no Brooklin, Zona Sul de São Paulo, pode comprar a sacola de pano e ainda obter desconto de 5% nas compras acima de R$ 10. Quem consumir mais de R$ 30 em mercadorias leva a sacola de graça.

terça-feira, 11 de maio de 2010

CAMPANHA TERRA VIVA YÁZIGI É CITADA NO SITE OFICIAL DA CARTA DA TERRA.

A Campanha Terra Viva do Yázigi, foi citada pelo site oficial da Carta da Terra (www.earthcharterinaction.org) pela sua iniciativa de elaborar projetos pedagógicos em parceria com a Carta da Terra, UMAPAZ e WWF, visando a conscientização ambiental e ecológica de seus alunos, professores e funcionários.

A seguir você confere a matéria traduzida:
O Yázigi Internexus foi fundado em 1950 e foi a primeira franquia de escola de línguas no Brasil. O Yázigi escolheu a Carta da Terra como a base para a campanha de sustentabilidade de 2010, Terra Viva, a qual tem sido conduzida por 400 escolas e mais de 170.000 alunos por todo o país. Esta campanha tem apoio da Carta Internacional, UMAPAZ – Universidade livre para o meio ambiente e uma cultura de paz e da WWF-Brasil. Algumas das ações designadas para a campanha são: atividades pedagógicas em Inglês e Espanhol; concursos de desenhos/pinturas e fotografia para alunos e outras pessoas; concurso pedagógico para os professores e o concurso de negócios sustentáveis para a área administrativa das escolas.

Para ler a matéria original em inglês acesse: http://migre.me/DSOm

JORNAL DA CIDADE DIVULGA NOTA SOBRE EXPEDIÇÃO ECOLÓGICA DA CAMPANHA TERRA VIVA

Neste domingo dia 09 de maio, o Jornal da Cidade divulgou uma nota sobre a Expedição Ecólogica ao Parque dos Falcões, realizada pelo Yázigi Aracaju, como parte integrante das atividades da Campanha Terra Viva. Leia a matéria na íntegra no site do Yázigi Aracaju:

segunda-feira, 10 de maio de 2010

PROJETO TAMAR EM PIRAMBU - SERGIPE



O projeto TAMAR está instalado na reserva biológica de Santa Izabel. Foi criado nos anos 80 pelo IBAMA para preservar as espécies de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção. Vários pólos foram implantados ao longo do litoral brasileiro. O município de Pirambu é considerado como a cidade brasileira que apresenta um dos principais centros de estudos das tartarugas marinhas. No total, a reserva biológica compreende 131km de praias monitoradas. Sergipe é o maior sítio reprodutivo do Brasil da espécie Lepidochelys olivacea, conhecida como tartaruga do mundo. O Estado é responsável pelo monitoramento das áreas de desova de tartarugas marinhas, liberando no mar aproximadamente 50 mil filhotes por ano. Em Pirambu, o projeto TAMAR fez mais do que preservar as tartarugas, levou para os habitantes da cidade consciência ecológica e cidadã.


Os técnicos do projeto realizam junto à população também passeios de barco pelo estuário do rio Japaratuba. O objetivo é conhecer a rica flora e fauna do manguezal.


E-mail: tamarse@tamar.org.br http://www.tamar.com.br/


Fonte: www.sergiloc.com.br

quinta-feira, 6 de maio de 2010

DICAS ECOLÓGICAS - A MUDANÇA COMEÇA POR VOCÊ!


1 - Use uma garrafa térmica com água gelada.
Compre daquelas garrafas térmicas de acampamento, de 2 ou 5 litros . Abasteça-a de água bem gelada com uma bandeja de cubos de gelo pela manhã. Você terá água gelada até a noite e evitará o abre-fecha da geladeira toda vez que alguém quiser beber um copo dágua


2 - Aprenda a cozinhar em panela de pressão.
Acredite... dá pra cozinhar tudo em panela de pressão: Feijão, arroz, macarrão, carne, peixe etc... Muito mais rápido e economizando 70% de gás..


3 - Cozinhe com fogo mínimo
Se você não faltou às aulas de física no 2º grau você sabe: Não adianta, por mais que você aumente o fogo, sua comida não vai cozinhar mais depressa, pois a água não ultrapassa 100ºC em uma panela comum. Com o fogo alto, você vai é queimar sua comida. Antes de cozinhar, retire da geladeira todos os ingredientes de uma só vez


4- Evite o o abre-fecha da geladeira
Toda vez que seu cozido precisar de uma cebola, uma cenoura, etc...


5 - Coma menos carne vermelha
A criação de bovinos é um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa. Não é piada. Você já sentiu aquele cheiro pavoroso quando você se aproximou de alguma fazenda/criação de gado? Pois é: É metano, um gás inflamável, poluente, e megafedorento. Além disso, a produção de carne vermelha demanda uma quantidade enorme de água. Para você ter uma idéia: Para produzir 1kg de carne vermelha é necessário 200 litros de água potável. O mesmo quilo de frango só consome 10 litros .