quarta-feira, 28 de julho de 2010

A IMPORTÂNCIA DA COLETA SELETIVA


A destinação do lixo é um problema constante em quase todos os municípios, apesar de ser mais "visível" nas grandes cidades. Os municípios se defrontam com a escassez de recursos para investimento na coleta e no processamento e disposição final do lixo. Os "lixões" continuam sendo o destino da maior parte dos resíduos urbanos produzidos no Brasil, com graves prejuízos ao meio ambiente, à saúde e à qualidade de vida da população. Mesmo nas cidades que implantaram aterros sanitários, o rápido esgotamento de sua vida útil mantém evidente o problema do destino do lixo urbano. A situação exige soluções para a destinação final do lixo no sentido de reduzir o seu volume. Ou seja: no destino final, é preciso ter menos lixo.
Precisamos ter consciência da importância da coleta seletiva, como também da conscientização da população a cerca
da mesma . Por isso faz necessário trabalharmos nas escola , educando e conscientizando os nossos alunos para desenvolvermos um trabalho de preservação do meio ambiente.
Os maiores beneficiados por esse sistema são o meio ambiente e a saúde da população. A reciclagem de papéis, vidros, plásticos e metais - que representam em torno de 40% do lixo doméstico - reduz a utilização dos aterros sanitários, prolongando sua vida útil. Se o programa de reciclagem contar, também, com uma usina de compostagem, os benefícios são ainda maiores. Além disso, a reciclagem implica uma redução significativa dos níveis de poluição ambiental e do desperdício de recursos naturais, através da economia de energia e matérias-primas.

Fonte: www.idbrasil.org.br

quarta-feira, 21 de julho de 2010

O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA FAZER UM PLANETA MELHOR


Entenda por que é tão importante reduzir o consumo de três itens imprescindíveis nos dias de hoje.

ÁGUA
Ela até cai do céu, mas é um recurso esgotável e raro em muitos lugares do mundo. Se em apenas cinco minutos você escovar os dentes com a torneira escancarada, 12 litros de água potável serão desperdiçados.

ENERGIA ELÉTRICA
O consumo cada vez maior requer a construção de mais usinas hidrelétricas e mais florestas vão desaparecer para dar lugar a elas. Acredite: o simples gesto de desligar as luzes dos ambientes quando estiverem vazios pode ajudar a evitar mais hidrelétricas.

COMBUSTÍVEIS
A queima dos fósseis, como o diesel e a gasolina, é a maior responsável pela emissão de gases do aquecimento global. Segundo o urbanista e ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner, "nas grandes cidades são produzidos 75% de todo o CO2 jogado na atmosfera". Pense nisso antes de entrar no carro só para ir à padaria da esquina.
Se cada um fizer a sua parte, a mudança será gradativa.
Fonte: guiadecachoeiras.com.br

quarta-feira, 14 de julho de 2010

DICAS PARA UMA CONDUÇÃO ECONÔMICA


  • Procure abastecer seu veículo sempre utilizando todo o tanque do veículo. Andar sempre com ponteiro do combustível na reserva torna necessário vários deslocamentos ao posto de combustível para realizar pequenos abastecimentos, o que significa um consumo desnecessário, além de diminuir a vida útil da bomba de combustível do veículo.
  • Mantenha os pneus sempre com a pressão interna correta, de acordo com o manual do fabricante, pois pneus descalibrados fazem com que o veículo perca sua velocidade com maior intensidade.
  • Procure não andar com os vidros abertos quando transitar em velocidades superiores a 80 km/h; esta ação proporcionará menor arrasto aerodinâmico do veículo, diminuindo sua perda de velocidade.
  • Procure reduzir o uso do ar condicionado, deixando para ligá-lo apenas nas horas mais quentes do dia.
  • Procure eliminar cargas desnecessárias no interior do veículo: quanto maior o peso no interior, maior o consumo.
  • Procure aproveitar ao máximo a energia cinética (velocidade) do veículo, evitando utilizar os freios bruscamente.
  • Arranque suavemente. Os momentos de maior consumo são aqueles quando o veículo é colocado em movimento, onde se consome muito combustível para tirá-lo do repouso (inércia). Desta maneira, quanto mais suave, mais econômica será a partida.
  • Procure desligar o veículo em paradas prolongadas.
  • Troque de marcha sempre dentro da rotação indicada pelo fabricante – geralmente entre 2.500 e 2.800 rpm.
  • Não conduza o veículo desengrenado em declives acentuados. Os veículos com injeção eletrônica de combustível possuem um dispositivo chamado cut-off, onde o consumo é totalmente interrompido quando o veículo encontra-se engrenado e com o acelerador na posição de repouso. Caso o veículo desça “na banguela” haverá consumo para manter o motor em marcha lenta.
  • Esteja atento para a manutenção do veículo. Filtros de ar e combustível obstruídos, válvulas injetoras sujas, velas de ignição desgastadas e defeitos nos sensores e atuadores da injeção eletrônica poderão aumentar consideravelmente o consumo.
  • Verifique o estado do catalisador do sistema de exaustão. Este componente é muito importante para a redução das emissões, pois, quando obstruído, reduz a eficiência do motor, aumentando o consumo de combustível.
  • Troque o óleo e faça revisão no sistema de arrefecimento, pois isto faz com que a vida útil do motor seja prolongada.
  • Procure abastecer em postos de confiança e confira sempre a lista dos fornecedores fraudulentos no site da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – www.anp.gov.br.
  • Não jogue lixo pela janela, isto não reduz o consumo de combustível, mas o meio ambiente agradece!
Fonte: www.cntdespoluir.org.br

sexta-feira, 9 de julho de 2010

MEIO AMBIENTE DOENTE


Você já se deu conta de quantas coisas estão erradas em nosso país quando o assunto é conservação do Meio Ambiente?


Embora o Brasil tenha conservado boa parte de suas florestas, diferente da maioria dos países que vem dando palpite sobre o que devemos fazer com as nossas, ainda não somos bom exemplo de preservação.


A Amazônia só foi poupada de ser quase totalmente desflorestada devido ao seu grande isolamento das capitais litorâneas. Mesmo tendo o ritmo de danos ambientais diminuído na Amazônia, a destruição ainda é alarmante.


Juntos podemos mudar esse quadro de abandono. Cobre da prefeitura de sua cidade o zelo pelo que é de todos: o Meio Ambiente.


Fonte: http://www.meioambienteurgente.blogger.com.br/