sexta-feira, 28 de agosto de 2009

BRASIL É O PAÍS QUE MAIS LEVA O AQUECIMENTO GLOBAL A SÉRIO




O mundo tem o Brasil em cada vez mais alta conta. Em abril deste ano, o presidente Lula sentava-se ao lado da Rainha Elizabeth II para a foto oficial da visita de líderes de vários países do mundo a Londres. Na semana passada, a ONG State of the World Forum escolhia nosso país para lançar a campanha mundial de redução de emissões de carbono em 80% até 2020, também em função de nosso Plano Nacional de Mudanças Climáticas. Lester Brown, referência no tema, esteve presente no lançamento da campanha, em Belo Horizonte, e disse que o programa Bolsa Família, do governo federal, é um modelo a ser seguido por outras nações.

Do lado de cá, nós, brasileiros, sabemos que nem tudo funciona exatamente como parece.

A última pesquisa do Pew Global Attitudes Project, realizada em 25 países, mostra que, mais uma vez, o Brasil sai na frente quando o tema é a preocupação com o aquecimento global.

Enquanto 90% dos brasileiros consideram o assunto sério, 69% dos argentinos e apenas 44% dos americanos pensam o mesmo. Em 2002, a pesquisa revelava que apenas 20% dos brasileiros ligavam para as questões do meio ambiente. Nos Estados Unidos, a preocupação ambiental cresceu de 23 para 47% entre 2002 e 2007, mas, por conta da crise financeira, de 2007 a 2009, caiu para 44%.

Além disso, 48% dos brasileiros dizem estar dispostos a pagar mais por produtos que combatam o aquecimento global – 41% dos americanos têm o mesmo discurso – e 79% não se importariam em ter um crescimento econômico menos acelerado para proteger a natureza – 64% dos americanos concordariam com isso.

Ontem, a notícia foi assunto no TreeHugger, que atribuiu a responsabilidade pelo aumento do engajamento ambiental do Brasil ao governo Lula. No entanto, há uma série de outros fatores a serem levados em conta:

- o assunto está muito mais presente na mídia hoje do que há 7 anos;
- a cobrança internacional, especialmente em relação à Amazônia, cresceu consideravelmente e
- a natureza tem dado seus sinais de alerta em relação à atitude humana.

E mais: a gente sabe muito bem que brasileiro é bom de papo. Do mesmo jeito em que convidamos um recém-conhecido para nos visitar em casa e não passamos o endereço, entre dizer que o aquecimento global é um assunto sério e, de fato, fazer algo para contê-lo há um longo caminho a ser percorrido – pelos brasileiros e por todos os países do mundo.

Fonte: blog Planeta Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário