quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

SERGIPE E SEU PLANO DE COMBATE À DESERTIFICAÇÃO



A corrida contra o tempo sobre o alerta de desertificação em várias regiões brasileiras é refletida hoje em ações do governo federal e dos estaduais, na tentativa de instituir programas de adaptação e redução de danos de longa duração. Com esse propósito, nesta segunda-feira, foi realizada a 1ª Oficina de Elaboração de Estratégias para a Construção do PAE/SE - Plano Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca de Sergipe. Ainda serão realizadas mais três para que se crie o esboço do documento. Os encontros têm a participação da sociedade civil, de governos na três esferas, além de instituições públicas e privadas.

Entre os tópicos discutidos, estão a valorização da população regional, a redução da pobreza e da desigualdade, a ampliação sustentável da capacidade produtiva, a gestão democrática e fortalecimento institucional e a preservação, conservação e manejo sustentável dos recursos naturais. Uma das bases para se estruturar o plano sergipano é o PAN-Brasil - Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação*.

NO BRASIL E NO MUNDO
No Brasil, são suscetíveis à desertificação, nove estados do Nordeste e o norte de Minas Gerais e do noroeste do Espírito Santo. Ao todo, são 1.482 municípios, que ocupam uma área de 1.338.076 km2, o que corresponde a 15,7% do território brasileiro. Isso corresponde a pelo menos 32 milhões de pessoas potencialmente afetadas. Já no mundo, a área comprometida é de aproximadamente 5,1 bilhões de hectares em seis continentes.

Segundo o MMA – Ministério do Meio Ambiente, PE, CE, MG, PI e RN concluíram os PAEs. Neste ano, AL, ES, MA, PB, além de SE devem apresentar seus projetos.

Desde a década de 70, a tendência à desertificação causa preocupação à comunidade mundial, tanto que em 1977, houve a Conferência das Nações Unidas sobre a Desertificação, quando foi criado o Plano de Ação de Combate à Desertificação, o que foi reforçado na Rio 92. E em agosto do ano passado, a ONU instituiu a Década das Nações Unidas para os Desertos e a Luta contra a Desertificação.

Fonte: www.planetasustentavel.abril.com.br

Um comentário: